9.22.2009

Pequeno resumo do filme “Persepolis”



Persepolis é um filme de animação que conta a história de uma iraniana, Marjane, e baseia-se nos quatro volumes da amplamente lida novela gráfica (banda desenhada) autobiográfica de Satrapi com o mesmo título. A narração em voz sobreposta das principais personagens do filme acompanha os desenhos de Satrapi, imagens de mulheres forçadas a cobrir o cabelo, detenções, fugas do país, etc. O filme se passa em meio à história do Irã contemporâneo através da vida de uma criança com grandes ambições, como por exemplo, ser a última profetisa da galáxia, para assim salvar o mundo. Ela e sua família sofreram com a revolução islâmica. Querida pelos pais, cultos e modernos, e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduzem à queda do xá e de seu regime brutal. A entrada da nova República Islâmica inaugura a era dos "Guardiões da Revolução", que controlam como as pessoas devem agir e se vestir. Marjane, espirituosa e contestadora desde pequena, deseja se transformar numa revolucionária. Mas, para tentar protegê-la, foi "exilada" pelos pais na Europa, onde passou toda a adolescência. Persepolis consegue retratar uma realidade universal (a história de um país) através da narrativa de uma vida particular e incomum.

A infância de Marjane é marcada pelas figuras de familiares que lutaram contra o sistema dominante. Ela só tinha nove anos, quando vê as revoluções libertarem os prisioneiros dos calabouços do regime do Xá e acabarem por levar à queda da monarquia, revoluções que contaram com a participação dos pais. A derrubada da monarquia levou à chegada ao poder da República Islâmica. A mesma ataca a maré revolucionária que derrubou o Xá. Anoush, o tio de Marjane que fora libertado das prisões do Xá pela revolução, é novamente preso. Marjane visita-o na prisão na noite anterior à sua execução. Ele fala-lhe da sua convicção na vitória final do proletariado, esse fato é marcante na sua vida; nesse episódio ela se enfurece com o Deus que ela imagina, personagem que aparece em momentos difícieis ou incertos. Se deus representa a luta de Marjane para compreender a realidade, a sua Avó representa o papel da experiência e ela é uma importante presença colorida ao longo do filme, cheia de experiência, mas alegre e bem-humorada, sendo um sustentáculo para a vida de Marjore. Ela, ensina Marjane a preservar a sua integridade. Sempre que Marjane vira as costas aos seus valores por fraqueza ou medo, a Avó enfatiza a importância da perseverança nos princípios de uma pessoa, uma vez que ela viu e sabe que os seres humanos, mesmo na mais difícil das situações, têm escolhas. Claramente, Marjane não é uma criança iraniana comum, seja por seu espírito revolucionário, ou por vim de uma família intelectual com uma existência confortável.

Na Europa Marjane não encontra a realidade que exatamente gostaria, já que começa a morar em um internato de freiras,e encontra algumas dificuldades na adaptação a vida na Europa, já que esta distante da sua família e do seu país. Na Europa tem as suas primeiras experiências amorosas, as quais se mostram decepcionantes para ela posteriormente. Devido ao seu espírito revolucionário e rebelde, na escola acaba se identificando com jovens que procuravam um estilo de vida contestador dos modelos tradicionais. Principalmente devido ao seu espírito rebelde acaba passando por dificuldades econômicas e sociais. Em viena, com coração desfeito, a solidão e a nostalgia tornam a vida tão difícil para ela que decide voltar ao Irão – o Irão de 1988, após o massacre de presos políticos pelo regime, depois da guerra com o Iraque. Diante da situação do país e das frustrantes situações que enfrentou na Europa, Marjane entra em um retraimento emocional que a faz ficar absorta. É nesse momento que “Deus” com Marx para mostrá-la que a vida continua. A partir daí volta à ativa, decidindo entrar na universidade. Seu espírito revolucionário e contestador a acompanha aonde quer que se encontre; assim não é diferente na universidade, onde defende os direitos femininistas mesmo sendo rechaçada pelo regime. Assim, por meio de atitudes simples, mais expressivas, Marjane mostra o seu espírito revolucionário que também conduzia o seu tio. Devido a esse espírito seus pais a mandam novamente para Europa, depois de intercorrências como a separação do casamento. Vai levando consigo o seu povo para depois alcançar os entranhamentos ideológicos do seu país através da sua arte.

3 comentários:

Laís disse...

"Devido ao seu espírito revolucionário e rebelde, na escola acaba se identificando com jovens que procuravam um estilo de vida contestador dos modelos tradicionais. Principalmente devido ao seu espírito rebelde acaba passando por dificuldades econômicas e sociais."

É ela quem se identifica com esses jovens ou os jovens (e quem sabe em caminho duplo) é que veem nela aquilo que seria uma atidude revolucinaria onde o unico fim não seria apenas o de fazer festinha (como ela mesma ressaltou)?
Seu espírito rebelde foi o que fez com que ela passasse por dificuldades na Europa, ou o próprio sistema economico e político (e também as relações socio-culturais) não ajudaram para que ela tivesse uma condição de vida melhor?

Kleber disse...

Alisson, minha leitura do seu texto, diz de um fichamento do mesmo algo assim. Queria saber de vc, a que ele lhe pode servir. Que utilidade possa ter. A sua escrita, em tese, deveria se encaminhar por essas matas. Diga então agora, após ter apresentado o filme, qual a sua serventia?

Elen disse...

"alcançar os entranhamentos ideológicos do seu país através da sua arte." gostei de como isso foi dito rsrsrs, mas não sei se eram estranhamentos ideológicos do país? dela e de mais algumas outras pessoas talvez...