10.12.2009

Hoje é dia das crianças que dia mais feliz!

Alô, alô criançada! O Bozo chegou! Epa, não... Não sou o Bozo e pra falar a verdade a figura do palhaço sempre foi um enigma para mim... O que é um palhaço? Nariz redondo e vermelho, roupas coloridas e anda, escorrega, levanta, cai, alegria! Faz piruetas, brincadeira! Doidejo, folia, sempre exagerados, irreverentes, insolentes, engraçados!? Desesperadamente felizes... Enfim... O que o Bozo e os palhaços têm a ver com Hounddog e essa disciplina? Nada. Não tem nada a ver, eu acho.
A verdade é que o filme nos traz uma imagem da infância, correndo atrás de coelhos*, mas não como a Alice, que por curiosidade ingênua corre atrás do seu coelho que corre contra o tempo, e acaba caindo num país maravilhoso. Lewellen caça o coelho, será que ela conseguiu pega-lo? É a imagem da inocência roubada, que ao invés do país maravilhoso cai no vazio e aprende a lidar com ele, inocência perdida.
Infância tem a ver com inocência! com doces, brincadeiras, complexo de édipo e dia das crianças!! Mas afinal de contas por que reservaram exatamente hoje para ser dia das crianças? Bom... vamos ao google. Nada animador pessoal! Esse dia foi instituido pelo Sr. Deputado federal Galdino do Valle Filho na década de 1920 e só pegou mesmo porque a fábrica de brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson resolveram lançar uma promoção pra aumentar suas vendas... Comércio. Isso me lembra o “caso Maisa” (links http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u588522.shtml ; http://www.youtube.com/watch?v=CpRAcOHgqmw ; http://www.youtube.com/watch?v=dAbwPD-7NhI ), não sei se estou chovendo no molhado, mas acho esse caso emblemático; O Sr. Pai-comerciante-perverso e a garotinha que vai levar doces para a vovozinha, tento não divinizar a infância mas mercantilizá-la é triste.
Bom… acho que já falei demais, mas antes de ir queria desdizer o que disse no primeiro parágrafo; Algumas crianças gostam de palhaços, e palhaços tem a ver com infância que tem a ver com Hounddog que por sua vez tem a ver com essa disciplina. Acho que faz sentido. Isso é tudo pessoal!

*You ain't nothin' but a hound dog
Cryin' all the time
Well, you ain't never caught a rabbit
And you ain't no friend of mine

4 comentários:

Kleber disse...

Não vejo palhaços, hoje em dia. Eles foram morrendo, talvez por esquecimentos ou ausência perceptiva. Não tenho saudade de palhaços. Aqueles caricaturados no picadeiro dos circos da vida. Se já não há circos, pra que há de existir palhaços. Mas, quero dizer que nos dias em que andava pelos circos, os palhaços não tinham número. Sua função era preencher o tempo entre um espetáculo e outro. Distraiam o respeitável público para que o picadeiro fosse modificado para a próxima atração. Na tv e no cinema, não há aovivo desse modo. Mesmo no ao vivo, há os comerciais e esse é o tempo de mudar a estrutura para o próximo espetáculo. De um modo muito preciso o mercado (comerciais) assassinou o palhaço que havia em mim.
Abraço!

J. Thiago disse...

Trazer - de novo - o Novo, o Bozo, o Gozo, o Povo...

Elen disse...

acho q palhaços também não têm amigos! e correm atrás de um coelho q nunca irão capturar... ainda mais depois do invento dos comerciais!

Bobo,feio e chato. disse...

Quem matou os palhaços foram os antidepressivos. Os melhores bozos (no picadeiro) eram justamente os mais tristes (fora dele).

Luiz